terça-feira, 10 de junho de 2014

Posições dentro do dojo


   Existem três títulos que usamos dentro do dojo:
  • 先生 lê-se sensei e significa aquele que nasceu primeiro. No dojo é usado para designar o mestre ou a pessoa que está a dar a aula.
  • 先輩 lê-se senpai e quer dizer que a pessoa a quem nos referimos é mais velha que nós, ou que começou a treinar primeiro. Durante a saudação, é ele que fica do lado direito e tem como dever auxiliar o sensei e ajudar os restantes alunos, especialmente o mais novo.
  • 後輩 lê-se kouhai e quer dizer que a pessoa a quem nos referimos é mais nova que nós ou começou a treinar mais tarde. Durante a saudação é ele que fica do lado esquerdo.

   Durante a saudação, o sensei deverá ocupar uma posição segura, longe da porta e das janelas, e os alunos deverão formar uma linha à sua frente que ocupe o dojo inteiro. A posição mais à direita dessa linha é ocupada pelo senpai e é considerada uma posição de honra pelo que estar demasiado à direita pode ser interpretado como sinal de arrogância. Da mesma forma, o kouhai, ou aluno mais novo, deve ocupar a posição mais à esquerda possível para demonstrar humildade. Todos os alunos devem ainda alinhar o mais atrás possível mas de forma a que ainda seja possível alguém passar por trás.

Alunos sentados em seiza


Sem comentários:

Enviar um comentário