O que é?

   Pois é, "símbolos" estranhos; não fosse o Karate ter a sua origem numa ilha do outro lado do mundo. Isto aqui ao lado é nada mais nada menos que a palavra "karate" escrita em japonês e é composta por dois caracteres, ou kanjis:

空, lê-se "kara" e quer dizer vazio, céu, vácuo.
手, lê-se "té" e quer dizer mão.
   Portanto, Karate é o estilo da mão vazia. Isto pode ser interpretado de várias maneiras. Num sentido mais básico, quer dizer que não usa armas como por exemplo o Iaido ou o Kendo. Num sentido mais profundo, a mão vazia é a mão disponível que ajuda sem esperar nada em troca, que oferece e não guarda apenas para si.



   Mas o mais normal é encontrar-se Karate escrito assim, com um terceiro kanji.


道, lê-se "dou" e quer dizer o Caminho.
   Quando falamos em Karate-Do, falamos do Caminho do Karate, da evolução física, mental, emocional e espiritual que provém da sua prática.






   Shotokai é um estilo de Karate que recusa a competição por considerá-la contrária à filosofia do Karate. O Shotokai caracteriza-se por movimentos fluidos e naturais e pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente do estado de saúde, idade, sexo ou personalidade. Em vez de focar-se somente no corpo, procura atingir um estado mental forte e sereno, de união com o próximo, onde a competição deixa de fazer qualquer sentido.

   O nome Shotokai provém da palavra Shoto, pseudónimo usado pelo Mestre Gishin Funakoshi. Shoto, ou, Shoutou, como deve ser lido, é composto por dois kanjis: 松 e 濤.

松, lê-se "chou" e significa pinheiro.
濤, lê-se "tou" e significa onda.
   Juntos significam o som da ondulação do vento nos pinheiros.

   Mas Shotokai escreve-se com três kanjis: Shou-tou-kai, 松 - 濤 - 会, portanto:

会, lê-se "kai" e significa associação ou grupo.

 O som da ondulação do vento nos pinheiros

Sem comentários:

Enviar um comentário